Por Rogerio Ruschel (*)
Entre 12 de junho e 12 de julho de 2014 o craque Lionel Messi estará no Brasil ocupado em tentar levantar a taça da Copa do Mundo para a Argentina, mas não vai conseguir porque sua cabeça estará em Avilés, Asturias, na Espanha, onde na mesma época milhares de pessoas vão levantar taças com vinhos de sua marca – a Leo – durante a quinta edição do Famous Wine Festival (FWF).
O Famous Wine Festival é realizado no contexto do “Plan de Competitividad de Turismo Gastronómico de Asturias”, que
associa cultura, arte, vinho e gastonomia da cultura do vinho na região do
Principado de Astúrias. O festival é realizado há 4 anos e tem uma
característica interessante: usa personalidades para fazer o lançamento de
vinhos com suas marcas, como já o fez com Gerard Depardieu, Brad
Pitt e Angelina Jolie, Francis Ford Coppola e Julio Iglesias, entre outros.
Este ano os produtos mais badalados serão os das marcas George Clooney (sim, o
bonitão multi-premiado por Hollywood) e Lionel Messi – nenhum dos dois já
confirmou presença.
Aliás, o Messi
é mesmo um cara esperto: todo mundo estranhou o terno vermelho (foto abaixo) utilizado por
ele no evento da Bola de Ouro em janeiro deste ano, quando o português
Cristiano Ronaldo ganhou o prêmio de melhor do mundo.
Messi se destacava na multidão de ternos
pretos (veja na foto abaixo), por causa do terno cor de vinho criado pela Dolce
& Gabbana e que, dizem, Messi utilizou pela módica quantia de 1 milhão de
Euros. Quer dizer: além de ganhar esta grana toda da Dolce & Gabbana, ainda
conseguiu uma foto muito adequada para a vinicola argentina promover seu
produto.
Os vinhos com a marca Leo, o apelido de Lionel
Messi, foram lançados pela Vinicola Bianchi, de San Rafael, Mendoza, Argentina, em 2012, e estão sendo
vendidos em 35 paises; parte do lucro das vendas é destinado à Fundação Lionel Messi, para
projetos sociais como o atendimento a crianças pobres da Argentina.
Os vinhos
Leo tem preços acessíveis – pelo menos na Agentina: o vinho branco e o malbec
custam em torno de R$ 14,50; o espumante Extra Brut foi lançado custando R$ 26,40
e a a linha mais sofisticada, com a cepa Malbec Premium foi lançado custando
pouco mais de 30 Reais. Os produtos da Vinicola Bianchi podem ser encontrados
com facilidade no Brasil – pelo menos o vinho Don Valentín, um dos mais vendidos.
E quando você estiver em avilés para comer e beber as atrações
gastonomicas do Festival, aproveite e visite um pedacinho do Brasil que estea
lá: o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer. Em 1989 o
arquiteto brasileiro Niemeyer recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias e anos
depois doou o projeto de um centro cultural que foi construído pelo governo espanhol
e inaugurado em 2011- veja abaixo.
O centro é o único projeto de Niemeyer
na Espanha e inclui um auditório para cerca de 1.100 espectadores; a cúpula, um espaço de
exposição com cerca de 4.000 m²;
a Torre, um mirante sobre o estuário e a
cidade, com 13 metros de altura, onde fica um restaurante, e o Film Centre, um
conjunto de espaços para ensaios, reuniões e conferências.
(*) Rogerio Ruschel mora e trabalha em São Paulo, é jornalista, enófilo
e vai ter o prazer de ver o Brasil levantar a taça Copa do Mundo 2014
IN VINO VERITAS, LONGAE VITAE!))
"La comunicación es nuestro principal objetivo y sin
vosotros no tendría sentido, gracias"
IN VINO VERITAS, LONGAE VITAE!))
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