Por Rogerio
Ruschel (*)
Se você entrar em alguns bares de vinho parisienses mais moderninhos, vai poder ver uma versão moderna das pin-ups dos anos 20 e 30 dos Estados Unidos ou daquele filme “As garotas do calendário”. No caso serão “os amantes de vinhos do calendário”. Explico: franceses brincalhões fizeram um calendário de parede com modelos nus - no qual os ”modelos” são proprietários de vinhedos, enólogos ou simplesmente funcionários de vinícolas. A brincadeira, é claro, virou um enorme sucesso.
Os
participantes são pessoas conhecidas de Beaujolais – ou quase todos. A ideia
foi do enólogo Mathieu Lapierre, sócio
da Domaine Marcel Lapierre,
de Morgon, Beaujolais, França, vinícola conhecida por produzir vinhos mais sustentáveis, sem aditivos
químicos, que comemorou sua colheita
de 2013 com a publicação de um calendário
de colhedores de uvas pelados. "A idéia surgiu
numa noite enquanto bebíamos e
conversávamos sobre bebidas", explica o enólogo Lapierre – aliás, ele mesmo posou,
veja o cidadão abaixo, vestido apenas com um sorriso.
Ele diz que é bastante comum que as vinícolas organizem
algum tipo de projeto para documentar a
colheita. "Tínhamos feito sessões de fotos durante as colheitas antes, mas sempre tinha sido para fins mais documentais do que artísticos." disse Lapierre.
Quem fez as fotos foi o fotógrafo Michal Plantaznik, um sujeito da Eslováquia que estava
em Beaujolais para ajudar na colheita. "Começamos
como uma brincadeira", diz ele. "Eu
havia participado de um projeto semelhante durante a
minha estadia na França como
voluntário, sem fins lucrativos, e
fiquei agradavelmente surpreso porque o retorno foi
muito positivo por parte dos participantes. Então eu sugeri a Lapierre fazer fotos
mais organizadas, durante a colheita,
e transformá-las em um calendário".
Plantaznik usou a luz disponível, sem outros
recursos técnicos, e as fotos foram feitas em momentos “roubados”
entre trabalho, as refeições e o pôr do sol. "No
começo eu estava preocupado de que
não seria capaz de preencher todos
os 12 meses do calendário com
fotos. Mas, quando meus
companheiros de colheita viram as
fotos em andamento, cada vez mais apareceram candidatos
voluntários para posar. No final, eu tinha tantos participantes que tivemos que fazer o calendário para 2014/2015 para que pudesse caber todo mundo", disse Plantaznik.
No início apenas 100 cópias foram feitas e dadas como presente, diz
Lapierre, "para amigos na confidencialidade."
Mas a coisa se espalhou e a vinícola Vendanges Chez M. Lapierre publicou
mais exemplares e pendurou os calendários nas paredes de seus estabelecimentos,
em alguns locais públicos, e em alguns bares de vinhos de amigos em Paris.
Faço um
brinde a isso!
(*) Texto Rogerio Ruschel, jornalista e enófilo, editor do blogue In Vino Viajas - http://invinoviajas.blogspot.com.br/
"La comunicación es nuestro principal objetivo y sin vosotros no tendría sentido, gracias"
IN VINO VERITAS, LONGAE VITAE!))
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